É o que mostra a pesquisa sobre ensino e aprendizagem da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Segundo o jornal Valor Econômico, a pesquisa mostra que a indisciplina gera uma perda significativa no tempo de instrução e na oportunidade dos alunos, "especialmente no Brasil".
Entre os 34 países participantes, os professores brasileiros disseram gastar maior proporção do tempo em sala para manter a ordem na classe: 20% em 2013 e 18% em 2008. A média internacional é de 13% nos dois anos.
Mais bagunça
Por aqui também temos mais bagunceiros. Segundo o estudo, 60% dos professores dizem que mais de 10% dos estudantes têm problemas de mau comportamento. No Japão, apenas 13% relatam o mesmo problema. Professores no Chile e no México também relatam relatam muitos problemas de comportamento em sala de aula.
A situação pode ser pior porque nossos professores têm menos anos de treinamento e formação. Segundo a OCDE, o número de anos de experiência de um professor tem relação direta, já que os que têm menos tempo de ensino têm mais estudantes que perturbam as aulas.
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