terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Mais de 75 mil pessoas são beneficiadas em Paranaguá com o ESF

Mais de 75 mil pessoas são beneficiadas com o programa Estratégia Saúde da Família em Paranaguá.
O número é confirmado pelas coordenadoras do programa, Jéssica Teixeira Gonçalves e Mariana França Coelho.
Atualmente são 19 equipes distribuídas nas unidades de saúde localizadas em nove bairros que são: Vila do Povo, Ilha dos Valadares, Jardim Araçá, Vila Guarani, Vila Alboit, Serraria do Rocha, Alexandra, Jardim Iguaçu e Vila Garcia atendendo a 75.600 pessoas, atingindo 56% da população parnanguara.
O programa tem como objetivo o controle da hipertensão arterial, do diabetes mellitus, saúde da criança, da mulher, do homem, do idoso, diminuição da tuberculose, hanseníase e controle social.
Além de atendimentos médicos e de enfermagem são feitas entregas de medicamentos, agendamentos de consultas, visitas domiciliares e realização de ações educativas.
Visitas
No bairro do Jacarandá, por exemplo, a equipe da unidade da Vila Garcia, atende o seu Antonio Zacharias, que tem 83 anos, e que há 10 anos sofreu um acidente vascular cerebral. Hoje ele tem dificuldades de andar e de falar.
Impossibilitado de se deslocar até a unidade de saúde, seu Antonio recebeu, no último dia 12, em sua casa a equipe que chegou com a agente de saúde, Patrícia Cristina da Silva, a técnica em enfermagem, Jeane Gomes, a enfermeira Francieli Torres e o médico, Dr. Leandro Steiner.
Os exames foram feitos e verificou-se que tanto a pressão arterial quanto o diabetes estavam sob controle. Mas o Dr. Leandro passou medicação para os olhos que poderiam ser retirados, gratuitamente, na farmácia do Hospital João Paulo II e receitou remédio para a dor nas costas que seu Antonio estava reclamando.
“É sempre bom quando eles vêm aqui pra atender”, disse a dona Dejanira, esposa do seu Antonio.
A segunda visita do dia foi feita no bairro Ouro Fino. Foi na casa da Mônica de Fátima Silva e do filho dela, o Luan, que tem 24 anos e que já passou por 22 cirurgias nos últimos anos.
Ele passou pela última cirurgia recentemente e precisa trocar os curativos com freqüência.
Em cada residência, a equipe do Saúde da Família sempre é bem recebida. As orientações da equipe são ouvidas com atenção e o serviço é sempre bem feito.
As coordenadoras do ESF explicam que, dependendo do caso do paciente, às vezes, não é necessária a presença do médico. “O agente de saúde faz a triagem.
Se é necessária a presença do enfermeiro, ou é um trabalho que o técnico de enfermagem pode executar sem problema algum, o agendamento é feito, e o profissional se desloca até a casa do paciente”, lembra Jéssica.
Segundo as coordenadoras, Antonio e Luan fazem parte de um cadastro de 322 pessoas que necessitam de visitas domiciliares em Paranaguá, segundo o agendamento de janeiro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário