quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Litoral do Paraná tem três pontos considerados impróprios para banho

Caiobá (Foto: Sérgio Tavares / G1)Três pontos do litoral do Paraná estão impróprios para banho, de acordo com o sexto boletim de balneabilidade divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os locais que devem ser evitados pelos banhistas são a Ponta da Pita e o Rio Nunes, ambos em Antonina, e o Rio Nhundiaquara, em Morretes. O monitoramento da água é realizado em 47 pontos do litoral do estado.

No boletim anterior – divulgado na quinta-feira (1°) – apenas a Ponta da Pita, em Antonina foi considerada imprópria para uso dos banhistas. A alteração na qualidade da água pode estar relacionada com a grande quantidade de pessoas que passaram a virada do ano no litoral paranaense, segundo o coordenador da Operação Verão do órgão, Doraci Ramos.


“O grande número de banhistas que utilizam as praias no final do ano e as fortes chuvas que aconteceram no litoral podem ter contribuído para essa alteração na qualidade da água. Pode ser também que alguma fossa tenha estourado em razão das fortes chuvas e os entulhos e resíduos foram levados para as margens dos rios ou até mesmo para a orla do litoral”, relatou.

De acordo com o IAP, o boletim de balneabilidade das praias artificiais no lago da represa de Itaipu e do ponto turístico no Rio Paranapanema, no norte do Paraná, deve ser divulgado na sexta-feira (9).
 

A análise
 

Desde que foi criado, em 1992, o IAP monitora a qualidade da água no Litoral, Costa Oeste e Norte do Estado. O instituto avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário, conforme os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
 

Os turistas podem obter informações sobre a situação da água por meio dos painéis eletrônicos e das bandeiras instaladas na orla paranaense. A bandeira de cor vermelha sinaliza que a água está imprópria para banho e a azul indica que a água está dentro dos índices de normalidade e podem ser aproveitadas pelos banhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário