Desde primeiro de janeiro todos os veículos em circulação no país devem possuir um novo tipo de extintor, chamado de ABC.
Como era antigamente Até então, os veículos podiam ser equipados também com extintores do tipo BC, recomendado para materiais como líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. O ABC, além destes, também é capaz de combater incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em carros.
Quem precisa substituir seus extintores? Apenas veículos de ano/modelo anterior a 2004/2005 precisam realizar a substituição dos extintores.
Isso porque, a partir de 2005, todos os veículos novos saíram de fábrica com os equipamentos do tipo ABC, de acordo com a resolução 157 do Contran, de 22 de abril de 2004.
Quem rodar com o extintor fora das especificações, seja do tipo de aparelho, seja de validade, está cometendo infração grave, sujeito a multa de R$ 127,69 e inclusão de cinco pontos na carteira.
Um consumidor mencionou sua busca desde o dia 30 de dezembro."Tenho procurado desde o dia 30/12/2014 o extintor de incêndio do tipo ABC e não tenho encontrado em todo o Vale do Paraíba.." e prossegue "entrei em contato com a industria distribuidora do produto que me informou não dispor de matéria prima para novas produções e que a estimativa e de distribuir no mercado somente a partir do dia 6 ou 7 de janeiro."
Apesar de os carros virem com o novo tipo do extintor de incêndio, não é tão raro se deparar com consumidores alegando a falta do componente. "Comprei um Palio Attractive 1.0 no dia 31/08/2012, junto veio o extintor de incêndio com garantia até o 1 semestre de 2017.
Como seria obrigatório o uso do novo extintor tipo ABC, fui observar se o mesmo era o que eu possuía e para minha surpresa ele estava constando como vazio, sendo que o lacre está intacto e o mesmo ainda se encontrava no plástico." Fiscalização educativa O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) decidiu no último dia 02 que fará apenas a fiscalização educativa sobre a presença de extintores do tipo ABC nos veículos, que deve ocorrer até fevereiro.
Os agentes do Detran orientarão os motoristas sobre a importância do novo equipamento, obrigatório nos veículos desde 1º de janeiro, mas não haverá multa.G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário