terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Litoral do Paraná possui dois pontos impróprios para banho, segundo IAP

Dois pontos do litoral do Paraná seguem impróprios para banho, de acordo com o nono boletim de balneabilidade divulgado nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Ambiental Paranaense (IAP). A Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Marumbi, em Morretes, apresentaram problemas na qualidade da água nesta semana.
Ambos foram considerados impróprios para banho no boletim anterior. Já o Rio Nhundiaquara, que também estava na lista, deixou de aparecer como impróprio. O monitoramento da água é realizado em 47 dos 90 quilômetros de praia do estado.
O instituto alerta que tomar banho em água considerada imprópria pode causar doenças de pele e gastroenterite, além de infecções diversas. Doenças mais graves como hepatite A, cólera e febre tifoide também podem ser transmitidas pela água.
O boletim de balneabilidade da Costa Oeste e Norte do Paraná deve ser divulgado na sexta-feira (30), segundo o orgão.

A análise

O IAP monitora a qualidade da água no Litoral, Costa Oeste e Norte do estado desde que foi criado, em 1992. O instituto avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli), conforme os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Os veranistas podem obter informações sobre a qualidade da água por meio dos painéis eletrônicos, no site do IAP e nos comércios locais, além das bandeiras instaladas na orla paranaense. A bandeira de cor vermelha indica que a água está imprópria para banho e a azul sinaliza que a água está dentro dos índices de normalidade e podem ser aproveitadas pelos banhistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário