terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Boletim do IAP mostra que melhora a balneabilidade no Litoral paranaense

O nono boletim de balneabilidade da temporada, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta quinta-feira (29), mostra que houve uma melhora na qualidade da água no Litoral paranaense. Nesta semana, apenas dois pontos aparecem como impróprios para banho: Ponta da Pita, em Antonina, e no Rio Marumbi, em Morretes.

O monitoramento da qualidade da água é realizado desde a criação do órgão ambiental e avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que possibilita a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Por isso, o IAP alerta para que, ao alugar uma casa para a temporada, o veranista verifique se o imóvel está devidamente ligado à rede de esgoto do município ou se a fossa séptica está devidamente limpa.

ALERTA - Os locais avaliados são escolhidos de acordo com a concentração de banhistas e frequência que são utilizados para recreação. O IAP alerta que tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

SINALIZAÇÃO - No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas por meio de bandeiras instaladas na orla, em totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná.
A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.

PORTA DE ENTRADA - Rios, canais e galerias de águas pluviais são as portas de entrada para a contaminação fecal e, consequentemente, os trechos de praia nas proximidades de sua foz que apresentam os mais altos índices de contaminação. Por isso, além desses pontos monitorados toda semana, esses locais são sinalizados permanentemente como impróprios e devem ser sempre evitados.

LOCAIS - Os locais com essas características no Litoral Paranaense são em Guaratuba (Rio Saí-guaçu, Rio do Tenente, Rio das Pedras, Canal do Camping, Canal Clevelândia, Galeria Mal. Deodoro, Rio Brejatuba); Matinhos (Canal da Praia Mansa, Canal Caiobá, Rio Matinhos); Pontal do Paraná (Rio Olho d'água); e Ilha do Mel (Rio Pontinha).

Os veranistas de todo Estado também podem obter essa informação no site do IAP (www.iap.pr.gov.br), junto à imprensa e nos comércios locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário