terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

50 mil pessoas participaram do Banho de Mar a Fantasia neste domingo

Durante o domingo, (08) as ruas do centro de Paranaguá estiveram movimentadas com a 66ª edição do tradicional Banho de Mar a Fantasia.
De acordo com dados da Polícia Militar, em torno de 50 mil pessoas estiveram participando do evento que antecede a folia de Momo em Paranaguá.
Dezesseis blocos estiveram percorrendo as ruas da área central até o tradicional banho de mar.
“A cada ano o Banho de Mar a Fantasia está melhor. Cadastramos os blocos que participaram do evento, vistoriamos os carros para trazer maior segurança aos foliões.
A cada ano aumenta o número de participantes no Banho. Com o evento, os hotéis, e os restaurantes da cidade estão lotados, movimentando assim o turismo de nossa cidade.
Convido a todos os foliões de Paranaguá e do Estado para participar do nosso Carnaval que é o melhor do Litoral”, disse Rafael Gutierrez Junior, Presidente da Fundação Municipal de Turismo.
De acordo com o Capitão Nelson Gonçalves do 9º Batalhão da Polícia Militar, em torno de 150 homens (entre Polícia Militar, Guarda Civil e seguranças particulares) estiveram fazendo a segurança dos foliões durante todo o Banho.
“Nosso efetivo começou a aumentar gradativamente, e estamos fazendo a segurança das pessoas que estão participando do Banho à Fantasia. Em parceria com os Guardas Municipais e com os seguranças particulares dos 16 blocos que estão no evento.
Pedimos a todos que tanto no Banho quanto os dias de carnaval, não usem garrafas de vidro e não se excedam no uso de bebida alcoólica”, disse o Capitão.
O folião Caio Félix destacou que, “participo do Banho de Mar a Fantasia todos os anos, assim como desfilo como destaque em todas as escolas de samba da cidade. Neste ano vim como Viviane Araújo no Banho. Convido a todos os foliões para participarem do carnaval de nossa cidade que é o melhor de todos”.
O Núcleo Municipal de Prevenção contra Violência a Mulher esteve participando do evento, repassando informações de como se prevenir contra qualquer tipo de violência.
“Estamos dando informações aos foliões contra a violência contra a mulher, criança, idosos, e adolescentes. Durante as quatro noites de carnaval também estaremos repassando informações a todos”, explica Helenize Zanon.
O Vereador Arnaldo Maranhão, participa do Banho com seu bloco há muito tempo.
“Trago meu bloco para o Banho à Fantasia há oito anos. Esse evento é muito importante porque movimenta o turismo em nossa cidade, assim como a cultura”, salienta o vereador.
Para maior comodidade aos foliões que participaram do tradicional Banho de Mar à Fantasia, a prefeitura, através da Fundação Municipal de Turismo – Fumtur, disponibilizou banheiros químicos em todo percurso do evento.
O folião Gabriel Ramon participa do Banho à Fantasia há três anos e salientou que, “participo do Banho e acho muito legal. A cada ano está melhor. Convido todos para participarem deste banho assim como se divertir nos dias de carnaval”.
Várias secretarias municipais estiveram envolvidas na realização do evento, como a Secretaria de Meio Ambiente (que fez a limpeza ao término do evento), Secretaria Municipal de Segurança (com guardas municipais e a equipe do Departamento Municipal de Trânsito) e a Secretaria Municipal de Saúde (com a entrega de preservativos e material sobre doenças sexualmente transmissíveis).
A programação do Carnaval de Paranaguá tem início no dia 14 deste mês com o desfile de Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba, a partir das 20h.
Fonte: Márcio Tibilletti

Nenhum comentário:

Postar um comentário