quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Confira 10 formas para se conseguir energia de fontes que você nem imagina

A criação de fontes alternativas para gerar energia tem ganhado espaço e atenção popular, isso porque a fonte mais comumente utilizada no Brasil, a água das hidrelétricas, enfrenta um período adverso.
Por isso a necessidade de encontrar fontes de energia alternativa tem motivado a comunidade científica a pensar um pouco mais “fora da caixa”. Algumas já estão em uso, outras ainda em desenvolvimento, mas a maioria é no mínimo inesperada:
10 – Restos de comida: A matéria orgânica, depois de degradada por bactérias, produz o metano, principal composto de um combustível conhecido como biogás. (Pequenas indústrias atualmente coletam e usam o lixo produzido em grandes cidades para gerar eletricidade).
9 – Vento solar: Trata-se mais de um fluxo constante de partículas aceleradas, que pode ser usado para gerar energia usando uma pequena vela feita de cobre. (além de o gerador ter que ser posicionado no espaço, o maior problema desta tecnologia é como enviar a energia gerada de volta)
8 – Ondas sonoras: Alguns cientistas estão tentando transformar estas ondas em eletricidade, usando fios e eletrodos. (A quantidade de energia vinda desse processo é pequena, uma pesquisa atual está explorando a possibilidade de usá-la para carregar pequenos dispositivos)
7 – Enguias elétricas: A enguia é um peixe capaz de gerar uma descarga elétrica de 400 volts, seu mecanismo de defesa já foi usado por um aquário japonês para iluminar uma árvore de Natal.
6 – Bichos e bactérias: A produção de biodiesel - combustível obtido pela combinação de óleo vegetal e álcool, apesar de exigir muita terra cultivada e uma quantia enorme de energia em sua produção, os cientistas estão trabalhando em métodos alternativos de transformar o óleo de sementes em biodiesel, como o uso da atividade natural das bactérias.
5 – Vacas: Ou melhor os gases vindo delas que consistem principalmente de metano. Pode parecer ridículo imaginar uma vaca com um balão gigante preso no traseiro, mas, se for preso do jeito certo fornece energia e ao mesmo tempo resolver o problema do gás na atmosfera.
4 – Esgoto: Pode parecer meio desagradável, mas as fezes e urina podem ser usadas para obter energia. E algumas companhias alegam ter encontrado a melhor fonte: fraldas usadas, já que existem tantas no mundo.
3 – Cadáveres: Cientistas descobriram que a maioria das partes de um corpo humano pode ser usada como combustível. Uma companhia na Inglaterra até propôs aquecer as pessoas em funerais com a energia gerada pelos seus parentes ou amigos.
2 – Clubes de dança: Caminhar ou pular em algumas placas especiais pode gerar energia. Atualmente, é uma tecnologia muito cara para ser considerada uma solução real, mas se pensarmos na energia desperdiçada em clubes ou ruas atulhadas de gente, ela se torna realmente interessante.
1 – Respirando: Preguiça de caminhar? Sem problemas, o corpo humano ainda pode ser uma fonte útil de energia apenas por estar vivo. Por exemplo, você pode recarregar seu celular com o ar de seus pulmões - a máscara eletrônica contém pequenas turbinas eólicas e a energia criada é transferida através de um cabo para o seu dispositivo eletrônico.  
Fonte: HypeScience

Nenhum comentário:

Postar um comentário