terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Guindaste gigante é montado para instalar a lança do novo shiploader

Um dos quatro novos shiploaders do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá fica pronto no final deste mês.
O equipamento está com a parte elétrica bastante adiantada e acaba de receber a lança, parte que avança sobre o porão do navio para o carregamento dos grãos.
Os próximos passos serão a conexão na estrutura já existente no cais, que incluem correias transportadoras, e ligações elétricas.
A estrutura montada em frente ao berço 213 para a instalação da lança do equipamento, esta semana, chamou a atenção dos trabalhadores do cais.
Para conseguir içar a peça – que pesa mais de 52 toneladas e mede 45 metros de comprimento, tem seis metros de largura máxima e 3,15 de altura – foi preciso reforço.
“As empresas contratadas para a construção e montagem dos novos shiploaders utilizaram um Guindaste Liebherr LR 1750, com lança de 77 metros e capacidade para levantar até 750 toneladas.
Durante quase um mês, engenheiros, projetistas e técnicos da segurança no trabalho fizeram os cálculos para que a operação saísse perfeita”, afirma o diretor de engenharia e manutenção da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Paulinho Dalmaz.
Além do peso, do próprio equipamento (576 toneladas) e da peça, foi preciso calcular a área que a lança ocuparia ao ser girada: mais de 60 metros de raio.
A área foi isolada e as atividades comuns no local - como a limpeza, circulação de trabalhadores e o fluxo de máquinas – foram interrompidas. O içamento da lança do novo shiploader levou cerca de uma hora para ser concluído.
Cronograma – Além deste shiploader, um segundo, também no berço 213, está em processo de montagem do Portal Superior, ligações elétricas e montagem em solo da Lança, que depois será içada. Este deve ficar pronto até o final de fevereiro.
Assim, até o início do escoamento da próxima safra de soja, os dois novos equipamentos estarão em operação.
O próximo que será montado será o Shiploader 03, no berço 212. Este teve ter a montagem iniciada em Janeiro de 2015. O último novo equipamento ficará no berço 214. “A primeira previsão é que até Julho de 2015 os quatro equipamentos estejam montados e operando. Porém, para melhor atender as operações no período de safra, este cronograma poderá ser realinhado”, diz o diretor.
Com lanças nessas proporções, os novos shiploaders terão maior alcance sobre o porão do navio, bem como maior altura acima do piso do cais, possibilitando melhor operacionalidade em navios maiores.
A capacidade será para carregar até duas mil toneladas por hora. Atualmente, os equipamentos em operação no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá têm capacidade nominal para 1.500t/h.
Ao todo, a Appa investiu R$ 59,4 milhões em recursos próprios para a aquisição dos quatro novos carregadores que irão aumentar a capacidade de operação do Corredor de Exportação em 33%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário