quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Para agilizar travessia, Prefeitura vai cadastrar carros da Ilha dos Valadares

Como medida para assegurar o direito de travessia aos moradores da Ilha dos Valadares que possuam carro, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) informa que está fazendo o cadastro de todos os veículos de propriedade de insulanos. Os registros irão compor um banco de dados dos usuários da balsa e servirão para agilizar os serviços de travessia, principalmente em situações de emergência.
Os formulários para realizar o cadastro podem ser retirados nas guaritas da Guarda Municipal – tanto no continente quanto na Ilha – ou na Semsu, na rua Júlia da Costa, 655, Centro. Após preenchidos, os formulários devem ser entregues apenas na Semsu, que funciona das 8 às 11h e das 13h às 18hrs.
“Todos os moradores que possuam veículos devem fazer o cadastro, inclusive os deficientes físicos, para que possamos dar a prioridade garantida pela lei. Neste caso, os moradores terão de anexar laudos médicos junto ao formulário”, explica Carlos André Griguc, secretário da pasta.
Após o cadastro, os proprietários receberão um adesivo numérico para seus veículos.
Passarela
É permitida a passagem de apenas um veículo por vez sobre a Passarela. Veículos oficiais, tais como ambulâncias e viaturas policiais, estão liberadas para transitar a qualquer hora do dia, conforme decreto 1228/2014. Também estão autorizados a passar automóveis com pessoas com problemas de saúde (em caso de emergência) ou com alguma dificuldade de locomoção. A Secretaria Municipal de Segurança está fazendo o monitoramento do local com duas câmeras, uma no continente e outra na Praça Ciro Abalém.
Tais medidas são necessárias tendo em vista que desde a semana retrasada a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) interditou o funcionamento da balsa que faz o transporte de veículos pelo Rio Itiberê.
Atracadouro
A construção dos dois atracadouros, um no continente e outro na Ilha dos Valadares, continua sendo realizada pela equipe da empresa contratada. A previsão é que a obra deva durar mais 30 dias. Com isso o problema que envolve a balsa, que se arrastava há anos, será resolvido definitivamente, conforme determinação do prefeito Edison. Com as novas estruturas será possível colocar em funcionamento uma balsa maior, com capacidade para até 12 veículos de passeio, contra 6 veículos de capacidade da balsa atual.
Serviço
Quem tiver denúncia a fazer sobre o tráfego de veículos na passarela da Ilha dos Valadares pode ligar para o telefone 153 ou acessar a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Segurança, no link disponível no site da Prefeitura de Paranaguá, para que as providências cabíveis sejam tomadas.
Prefeitura de Paranaguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário