"No Carnaval a tendência dos veranistas é sair em um mesmo horário, em geral no fim da tarde, o que acaba congestionando as rodovias e o ferryboat. O melhor é planejar, evitar os picos de movimento e fazer uma viagem mais tranquila ao Litoral e no retorno para casa", disse o superintendente da Regional Leste do Departamento de Estadas de Rodagem (DER), Sérgio Moreira Gomes.
Os técnicos do DER fizeram o levantamento dos melhores horários de travessia levando em conta a média histórica deste feriado. A estimativa é que o movimento no ferryboat seja quatro vezes maior que os dias normais. Por isto vão estar em funcionamento cinco embarcações, com capacidade de transportar cerca de 800 veículos por hora.
Gomes explica que, com as atividades programadas pela Guaratubanda e Caiobanda, haverá muita movimentação de veículos durante os dias de folia. Por isto, o motorista deve ficar atento aos horários dos panfletos, que vão informar os melhores momentos para fazer a travessia e não perder a festa.
O superintendente avisa os motoristas que devem ficar atentos no retorno do carnaval. Para facilitar o trânsito de veículos, será feita no dia 5 de março a inversão do sentido de tráfego da PR 407 das 8h às 13h, no sentido Praia de Leste à BR 277. O tráfego com destino aos balneários de Pontal do Paraná deverá ser feito pelas rodovias PR 508 (Alexandra à Matinhos) e PR 412.
MELHORIAS NO FERRYBOAT – No último ano, foram investidos em reforma dos piêrs e nas embarcações R$ 2,9 milhões, recursos da concessionária do ferryboat. Os ferryboats Piquiri e Guaraguaçu foram ampliados, ganhando mais 12 vagas para veículos, o que aumenta a capacidade para 50 vagas. Também foram ampliadas as áreas de passageiros das embarcações Piquiri, Sônica e Rainha de Guaratuba. As duas últimas ganharam assentos e coberturas.
Também foram trocados três dos quatro flutuantes e recuperadas três das quatro pontes. Todos os flutuantes funcionam com sistema de células independentes, o que inibe a quase zero a possibilidade de afundamento. Depois do Carnaval será ampliado o ferryboat Nhundiaquara e um flutuante e uma ponte serão revitalizados. O prazo para entrega é em abril de 2014.
Todas as reformas são acompanhadas por diferentes órgãos de fiscalização. Os equipamentos já foram supervisionados pela Marinha, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e representantes do setor ambiental.
Durante todo o Feriado de Carnaval, o tráfego de caminhões ficará restrito a veículos com até 14 metros de comprimento e três eixos, com peso máximo de 26 toneladas. Ônibus de linha e intermunicipais cadastrados no DER-PR terão prioridade em fazer a travessia.
O DER-PR informa ainda que, em caso de neblina, a travessia fica suspensa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário