quinta-feira, 23 de abril de 2015

Paranaguá firma parceria com Ministério para monitorar e alertar áreas de risco

Três estações para medir precipitação da chuva já foram instaladas na cidade. Acordo de cooperação técnica é para obtenção de dados sobre alagamentos e movimento de encostas. Intenção é avisar pessoas que residam em locais que possam sofrer com alagamentos e deslizamentos.
Utilizar a tecnologia em favor da vida. Esse é o propósito do acordo de cooperação técnica firmado recentemente entre a Prefeitura de Paranaguá e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
O objetivo é propiciar atuação conjunta para obtenção de dados ambientais (pluviométricos, hidrológicos, geotécnicos ou outros) disponíveis em tempo real. E também, o compartilhamento de informações, com a finalidade de monitorar e alertar sobre desastres naturais em áreas de risco.
Por conta da parceria foi realizada a instalação de três estações pluviométricas, que medem a precipitação da chuva na cidade. Uma está instalada na Escola Municipal Iná Xavier Zacharias, na Vila do Povo, outra na Escola Municipal Eva Cavani, no bairro Ponta do Caju, e a última na Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semseg), no bairro Padre Jackson.
As informações coletadas são transmitidas, em tempo real, para o Cemaden, o que municia as autoridades em caso de desastres como o que aconteceu em 2011, quando centenas de famílias foram vítimas de enchente em Paranaguá e em outras cidades da região.A comunidade rural de Floresta foi devastada por lama que desceu dos morros.
O documento da cooperação técnica foi assinado no dia 14 de março pelo prefeito Edison Kersten e publicado no Diário Oficial da União dias depois. “A intenção é estabelecer o diálogo entre a Prefeitura e a Cemaden para reunir as informações técnicas e definir os parâmetros necessários à efetivação de instalação de plataformas de coleta de dados ambientais, com estações meteorológicas, sensores de umidade ou outros instrumentos em nossa. Isso, na prática, vai ajudar a termos condições de avisarmos famílias que estão em áreas de risco”, salientou o prefeito.
O guarda civil municipal Aparecido Galdino Alves, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), explica que são poucos os municípios monitorados diretamente por Brasília, pelo governo federal. A instalação da estrutura em Paranaguá traz mais agilidade e precisão para emissão de alertas à população. “Há cerca de dois meses estamos recebendo essas informações.
Elas são muito importantes porque nos permitem emitirmos alertas em caso de possibilidade de alagamentos e em outras situações. A prevenção é muito importante, porque esses tipos de sinistros normalmente fazem muitas vítimas”, destacou o guarda civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário