quinta-feira, 31 de julho de 2014

Empresários participam de rodada de negócios para exportação

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) e da Fundação Araucária, no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a “Oficina de Negócios Brasil Trade”. A programação contou com palestras e rodadas de negócios que reuniram 120 empresários do Paraná e comerciais exportadoras participantes do Programa Brasil Trade. A expectativa é que U$ 1 milhão em negócios sejam fechados a curto prazo.
Os palestrantes destacaram a importância da capacitação dos empresários para aproveitar o grande momento que o Brasil vive no cenário mundial e que garante grandes oportunidades de mercado. Por meio do Peiex, empresas não-exportadoras ou iniciantes são preparadas para entrarem no mercado internacional.
“Ficamos surpresos com o grande número de empresas participando do evento, todas atendidas pelo Peiex, que é um programa importante de extensão da Fundação Araucária. As empresas atendidas por ele também têm sido contempladas pelas nossas Chamadas Públicas, como do Pós-Doc Empresas e do Programa Tecnova, o que também vai contribuir com o objetivo de que consigam expandir sua área de atuação”, disse o diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, José Carlos Gehr.
Este é o segundo ano em que a “Oficina de Negócios Brasil Trade” é realizada no Paraná. Em 2013 o evento reuniu 90 empresas e movimentou em torno de U$ 7 milhões a longo prazo. Com um número maior de empresários participando em 2014, a expectativa é que U$ 9 milhões, em negócios, sejam fechados a longo prazo.
Segundo o gestor de competitividade da Apex-Brasil, Edson de Carvalho, no ano passado, o Paraná foi o segundo Estado com o maior volume de negócios fechados entre os 13 em que a agência atua. O primeiro foi Rio Grande do Sul. “O grande diferencial do Paraná é o amadurecimento da cultura exportadora. Também é perceptível que as empresas têm atingido um nível cada vez mais alto de capacitação para a exportação por meio do Peiex. As comerciais exportadoras são todas credenciadas pelo projeto, então os empresários podem confiar na negociação fechada aqui”, afirmou.
Ainda de acordo com Carvalho, com os negócios fechados com as comerciais exportadoras, os empresários têm dedução de impostos e tributos garantida por meio de um decreto federal. “Este é um grande diferencial, já que a carga tributária é o que faz com que muitas empresas desistam de exportar quando tentam fechar negócios, sem este tipo de apoio”, explicou.
O gerente de exportação da empresa maringaense Stevia Farma, Carlos Camargo Júnior – que já exporta adoçantes à base de Stevia para os Estados Unidos, Itália, França e Canadá – participou do evento com o objetivo concreto de oportunidade para novos países. “O Peiex nos ajudou bastante fazendo um diagnóstico da nossa empresa e acompanhando nossa área produtiva e comercial para ampliarmos nossos mercados. Já participamos de rodadas de negócios na Colômbia e Peru, por meio do projeto, e fechamos uma boa parceria. Agora, queremos exportar para a África, América Central e Oceania”, ressaltou.
Durante a apresentação das ações realizadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a gerente executiva Marcia Nejaim, destacou a importância da inovação por parte das empresas que pretendem exportar. “É preciso inovar para poder competir. Além disso, a inovação também interfere no aumento da produtividade da empresa e também vemos como uma ferramenta importante para a transformação social e econômica. Exportar também faz com a empresa continue a inovar”, ressaltou.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), empresa privada, atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
PEIEX – O Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil e da Fundação Araucária, é um projeto de incremento à competitividade e promoção da cultura exportadora empresarial, por meio da solução de problemas técnico-gerenciais e tecnológicos.
Para isso, a Apex-Brasil dispõe de núcleos operacionais em diversos estados, que são responsáveis pelo atendimento às empresas. O núcleo operacional possui uma equipe capacitada, formada por um coordenador, um monitor, técnicos extensionistas (com conhecimentos multidisciplinares) e estagiários, todos com o objetivo de propor e implementar melhorias nas empresas.
No Paraná, o Peiex atua nas regiões de Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá. De 2009 até agora, cerca de 2.400 indústrias receberam atendimento dos técnicos do Peiex Paraná. Os setores beneficiados são vestuário, alimentos, metal-mecânico, moveleiro, TI e cosméticos. Todas as ações desenvolvidas visam o desenvolvimento econômico do Estado e a geração de empregos para os paranaenses. AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário