sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Prefeitura realiza coleta de entulho em cinco bairros nesta quinta-feira

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realiza mutirão de limpeza com coleta de entulho em cinco bairros da cidade: Caic, Nilson Neves, Bertioga, Cominese e Jardim Paranaguá.
Pede-se que a população contribua com as equipes, aproveitando o Mutirão para se desfazer de sobras de material de construção, podas de árvores ou eletrodomésticos que não serão mais usados.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Antônio Ricardo dos Santos, salienta que a fiscalização tem sido intensa, com a ajuda da Guarda Ambiental.
“Estamos, inclusive, multando pessoas que jogam lixo ou entulho em terrenos baldios ou nas calçadas.
O momento para se desfazer desses objetos é no Mutirão da Limpeza, que é realizado regularmente nos bairros da cidade. A divulgação é feita no site da Prefeitura”, disse.
Denúncias
Quem quiser denunciar casos de entulho sobre calçadas e ruas pode ligar nos telefones 153, 156 ou 3420-2967.
Lei
A questão de entulho já está definida em lei no município de Paranaguá. Trata-se da Lei Complementar nº 68/2007, que pode ser consultada no sítio do município.
Em seu artigo 33, inciso V, a lei diz que é ilícito “deixar de remover os restos de entulhos resultantes de construção e reconstrução, bem como de podas de jardins e cortes de árvores”.
O artigo 40 também deixa claro que “é proibido ainda lançar nos logradouros, nos terrenos sem edificações ou nas várzeas, valas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer origem, entulhos, cadáveres de animais, fragmentos pontiagudos ou qualquer material que possa causar incômodo à população ou prejudicar a estética da cidade, bem como queimar, dentro do perímetro urbano, qualquer substância nociva à população e ao meio ambiente”.
E, no artigo 88, ainda fica estabelecida a responsabilidade do morador de transportar o entulho até local adequado e autorizado pela municipalidade.
Fonte: Marcos Silva / Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário