quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Aneel autoriza reajuste de 27,27% para 7 mil residências no Paraná

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (19) o reajuste tarifário da concessionária Força e Luz Coronel Vivida (Forcel), no Paraná. Para os consumidores de baixa tensão, ou seja, 7 mil unidades residenciais localizadas no município de Coronel Vivida o aumento será 27,27%, a partir do dia 25 de agosto.
Para os consumidores de alta tensão, o reajuste correpende a 36,26%. “Com isso, teremos um efeito médio de 32,13%”, disse o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino.
De acordo com a agência, o item que mais influenciou no reajuste da Forcel foi o aumento dos custos que a distribuidora teve com compra de energia. Foram apontados, também, entre os principais fatores que influenciaram no reajuste, o aumento dos custos com transporte de energia e pagamento de encargos setoriais.
Para calcular os reajustes das tarifas, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no ano – cálculo que inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços – Mercado, além de outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário. Entre eles, a compra de energia, encargos de transmissão e setoriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário