O governador Beto Richa participou da solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (Sirecom-Pr). Paulo Cesar Nauiack foi reeleito para novo mandato de quatro anos como presidente da entidade.
O governador falou sobre as linhas de crédito e os cursos de capacitação que a Fomento Paraná disponibiliza para empreendedores do Estado. Richa lembrou que governo criou uma linha para a compra de novos veículos, principal ferramenta de trabalho dos representantes comerciais.
“Nosso objetivo é aproximar as ferramentas ofertadas pelo governo das atividades produtivas do estado, como por exemplo, crédito com juros acessíveis disponíveis para fortalecer a categoria dos representantes comerciais”, afirmou o governador. Ele pediu aos profissionais que divulguem esses programas oferecidos pelo governo estadual.
Criado em 1942, o sindicato é ligado à Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) e tem cerca de 40 mil associados no Paraná.
Paulo Cesar Nauiack, presidente reeleito do Sindicato dos Representantes Comerciais do Paraná (Sirecom-Pr)
agradeceu ao governador pelo apoio ao setor e disse que o sindicato vai ampliar a divulgação das linhas de crédito oferecidas pelo governo. “É um dinheiro oportuno que garante aos representantes recursos em caixa”, avaliou.
Ele disse que quando o governador era prefeito de Curitiba reduziu a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) de 5% para 2,5% para as atividades dos representantes comerciais.
Ele comentou o momento da economia paranaense. “Temos no Estado um grande parceiro que tem mostrado ações importantes para manter o crescimento econômico do Paraná. Enquanto há uma desindustrialização do Brasil, aqui estamos na contra mão com políticas públicas para atração de investimentos”, disse o presidente.
CONVÊNIO - A Fomento Paraná formalizou um convênio com a Federação do Comércio que garante a entidade e aos sindicatos, como o Sirecom, acesso às linhas de crédito do Banco do Empreendedor com as melhores taxas de juros do mercado para investimento produtivo (0,51% a 1,07% ao mês).
Para que os representantes comerciais tenham acesso ao crédito barato é necessário que sejam pessoas jurídicas. “São as taxas mais baratas disponíveis no mercado”, disse Richa.
Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Fomento Paraná, disse que, em três anos, foram assinados 7,4 mil contratos, com a liberação de R$ 170 milhões em crédito para os da indústria, comércio e também dos serviços. As operações foram realizadas em 346 municípios por 600 agentes de crédito. “O suporte ao setor de serviços é fundamental para o desenvolvimento da economia no estado. Não basta investir só na indústria e comércio, é preciso também apoiar a área de serviços.
É é por isso que criamos essa linha para os representantes comerciais trocaram de veículos usados no trabalho”, afirmou Barbosa.
NOVO PARANÁ – No discurso, o governador afirmou que a capacitação de mão de obra e o crédito barato estimulam o empreendedor individual e dinamizam a economia regional. Richa lembrou que, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Paraná é o melhor estado para a instalação e operação de micro e pequenas empresas.
Ele enfatizou o bom desempenho da economia paranaense, que apresenta índices de crescimento acima do Brasil. Em 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou crescimento de 2,3%.
O PIB do Paraná cresceu 5%, mais que o dobro do nacional. “Esta categoria profissional, como tantas outras, é favorecida pelas políticas estaduais de desenvolvimento. A atração de novas empresas geram empregos e criam cadeias produtivas no Estado, estimulando atividades ligadas ao comércio e aos serviços”, disse Richa.
Outro indicador importante é que o Paraná, embora seja o sexto estado em número de habitantes e a quinta economia do País, foi o terceiro maior gerador de empregos no ano passado, como atesta pesquisa do Ministério do Trabalho.
NOVA DIRETORIA – Fortalecer o associativismo entre os representantes comerciais, reforçar as lutas em defesa da categoria profissional e defender o equilíbrio e o exercício da profissão são as metas do Sirecom -PR, segundo o presidente da entidade, Pedro Nauiack. “Registramos muitas conquistas, mas temos que continuar o trabalho em benefício de nossos associados".
A nova diretoria da entidade é composta ainda por João Maria Villela (vice), Terezinha Wollmann (secretária), Carlos Hamilton Singer (tesoureiro), Márcio Borges laurentino, Julio Cesar Schier, Juarez Manne e Roberto Antonio Mattos (suplentes); Celso Machado, Leila Maria Pinto e Vlademir Welte (membros efetivos do Conselho Fiscal) e os suplentes, Geraldo de Freitas, Paulo Abreu e Vicente Schlichta. AE
Nenhum comentário:
Postar um comentário