quarta-feira, 10 de setembro de 2014

IDEB de Paranaguá sobe 15,7% e fica acima da média nacional

Paranaguá melhorou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o que demonstra avanços na qualidade de ensino do município
. A nota, que na última medição, em 2011, ficava em 4,3 pontos, passou para 5,1, conforme dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Os números apurados têm como base o ano de 2013. Com isso a cidade fica acima da média nacional, que é de 4,9, o que representa um avanço de 15,7%.
O prefeito Edison Kersten comemorou a novidade. E disse que isso é fruto do trabalho de todos os servidores do setor educacional.
“Estamos muito felizes com essa notícia. A Educação está sendo tratada como uma prioridade porque queremos garantir um ótimo futuro às nossas crianças.
Parabéns aos nossos incansáveis professores, diretores, secretários, equipe de apoio e outros profissionais da nossa Secretaria Municipal de Educação. Meus parabéns também à secretária Hilda, pela condução desse trabalho”, destacou o prefeito.
“O resultado é reflexo também das políticas de incentivo adotados na Educação e fica a tarefa de manter e evoluir o crescimento educacional, com mais investimentos na área da Educação e nos profissionais, com vistas a preparar nossos alunos para um desempenho ainda mais relevante.
E esses profissionais estão tendo muito empenho e comprometimento”, completou a professora Hilda Maria Leite Werner, secretária municipal de Educação e Ensino Integral.
O IDEB foi criado pelo INEP, em 2007. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar e médias de desempenho, nas avaliações de Português e Matemática, na Prova Brasil.
Sua composição possibilita o diagnóstico atualizado da situação educacional e projeção das metas rumo à qualidade de ensino.
As metas são diferenciadas para todos e são apresentadas a cada dois anos e serão realizadas entre 2007 a 2021.
Até lá a meta nacional é atingir 6,0. Paranaguá apresentou, em 2007, o IDEB de 4,1. Em 2009 o índice foi de 4,8. Em 2011 houve um decréscimo, para 4,3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário