quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Tartarugas-de-couro encontradas mortas no litoral do Paraná

Hoje a equipe do LEC foi comunicada referente a dois encalhes de tartarugas-de-couro mortas nas praias do Paraná (Balneário Grajaú e Gaivotas).
Recebemos informações da comunidade que possivelmente não são apenas estas duas. …Por favor, caso alguém encontre um exemplar de tartaruga marinha ou cetáceo morto, comuniquem em nosso celular de plantão 41 98543710 ou no Centro de Estudos do Mar/UFPR 41 35118600.
Além destes animais ainda encontramos dois botos e três tartarugas-verde. Todos os animais foram necropsiados e amostras para analise de causa de morte e para outras informações biológicas foram coletadas e trazidas para estudos realizados pelo nosso laboratório.
A mortalidade de animais marinhos de grande porte como estes (tartarugas e mamíferos marinhos) esta em grande parte relacionada diretamente com impactos causados por atividades humanas.
Ressaltamos que estas são espécies ameaçadas de extinção e de grande importância ecológica para a manutenção da dinâmica e equilíbrio do ecossistema marinho.
Em um sistema saudável temos que buscar um equilíbrio entre o uso de recursos naturais para atividades com objetivo econômico e de desenvolvimento costeiro e destas com a conservação da natureza!
É nossa responsabilidade proteger a biodiversidade marinha!    LEC – Laboratório de Ecologia e Conservação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário