sexta-feira, 13 de junho de 2014

A Ilha do Mel retratada por seus jovens

Projeto cultural inaugura exposição de fotografias realizadas por jovens da Ilha do Mel
Acontece nesse sábado (14), às 19h, a abertura da exposição de fotografia "Pelo olhar da Ilha do Mel", resultado de oficinas realizadas com jovens moradores da Ilha. As atividades são do Ponto de Cultura - Cultura Viva da Ilha do Mel, que faz parte do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.
A exposição é itinerante e inicialmente fica até o final deste mês na recepção do Hostel Marimar, localizado na Praia de Encantadas, e no terminal de embarque de Pontal do Sul. "Os próximos locais e datas serão divulgados em breve, mas pretendemos levar este material para além do litoral, para outros lugares do estado", diz a coordenadora do projeto, Adriana Marques Canha.
As oficinas de fotografia aconteceram durante os meses de março, abril e maio, com jovens de 10 a 16 anos. O foco foi o aprendizado de conceitos sobre linguagem fotográfica, técnicas básicas de fotografia e edição de imagens.
Durante o processo, permeado pela educomunicação (metodologia que une educação, comunicação e cultura), realizaram práticas fotográficas com câmeras digitais e com câmeras artesanais, que eles mesmos produziram com latas. "Eu aprendi a tirar fotos no manual, com precisão, como foto da lua ou de coisas se mexendo.
O que mais gostei foi quando tiramos as fotos com a lata pin hole", conta Francisco Grani, 12, um dos participantes do projeto.
Além da exposição, os jovens realizaram ensaios fotográficos com temas específicos sobre a Ilha do Mel, divulgados na internet, no blog do projeto e em redes sociais. Eles estão participando de um concurso que premiará o melhor trabalho com uma câmera fotográfica digital. "Os ensaios foram analisados por uma equipe técnica, mas a popularidade na internet também fez parte da avaliação", explica Canha.
Segundo a coordenadora, o objetivo do concurso foi estimular maior participação dos jovens nas atividades, que ocorreram durante o contraturno do Colégio Estadual Felipe Valentim. "A divulgação, em especial na internet, contribui para atingir uma das propostas do programa Cultura Viva, que é ampliar a difusão da produção dos pontos de cultura".
Festa da Pesca da Tainha
A inauguração da exposição acontece junto com divulgação do resultado do concurso e a entrega da premiação, no sábado (14), às 19h, marcando o início da 1ª Festa da Pesca da Tainha de Encantadas. O evento comunitário é aberto ao público e traz na programação shows de forró, desfile para escolha da rainha da festa, festa junina, entre outras atrações, além dos pratos típicos regionais preparados com a tainha e outros frutos do mar.
Durante a festa, haverá um telão para exibição dos jogos da Copa do Mundo e de audiovisuais produzidos por moradores da Ilha. Entre eles um vídeo documental sobre a pesca da tainha e vídeos curta-metragem que retratam a cultura caiçara, suas lendas e costumes.
O evento é realizado por moradores e comerciantes da Praia de Encantadas da Ilha do Mel, em conjunto com a Administração Regional da Ilha do Mel e a Prefeitura de Paranaguá. Tem apoio do Ponto de Cultura - Cultura Viva da Ilha do Mel -- realizado pelo Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais, Ministério da Cultura (MinC)/ Fundo Nacional de Cultura (FNC)/ Programa Cultura Viva.
Apoiam também o evento e o projeto a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED), a Associação de barqueiros do litoral norte do Paraná (Abaline), a Ticcolor - Laboratório Fotográfico, a Print It 
SERVIÇO
Exposição Itinerante "Pelo Olhar da Ilha do Mel"
Abertura: 14 de junho, às 19h, na Praça de Alimentação da Praia de Encantadas - Ilha do Mel
Período de visitação: de 14 a 29 de junho de 2014
Local: Recepção do Hostel Marimar (Praia de Encantadas, Ilha do Mel - próximo ao trapiche) e no Terminal de Embarque para a Ilha do Mel, em Pontal do Sul.
Mais informações: culturailhadomel.wordpress.com

1ª Festa da Pesca da Tainha de Encantadas - Ilha do Mel
Data: de 14 a 29 de junho de 2014, com eventos especiais aos finais de semana
Local: Praça de Alimentação da Praia de Encantadas - Ilha do Mel
Mais informações: https://www.facebook.com/events/675179052553195/

Sobre o Ponto de Cultura - Cultura Viva da Ilha do Mel
O Ponto de Cultura da Ilha do Mel é um projeto que realiza ações para valorizar a cultura caiçara e divulgar produtos criados por moradores da Ilha do Mel. Ele faz parte de uma rede nacional, do programa Cultura Viva (promovido pelo Ministério da Cultura), que tem o objetivo de ampliar a divulgação da cultura popular brasileira e garantir a sua diversidade. 
Tem como focos a valorização da identidade local, a potencialização das expressões culturais, com a formação de agentes multiplicadores, e a difusão dessas ações. O projeto é realizado através do Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário