segunda-feira, 9 de junho de 2014

Porto busca municípios para desenvolvimento conjunto da região

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) tem intensificado o diálogo com as prefeituras dos municípios da região litorânea do Estado, envolvidos nas atividades portuárias. Esta semana, o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, esteve com representantes de Antonina, Morretes, Pontal do Paraná e Paranaguá. O objetivo do encontro é fomento de ações conjuntas para melhorar a vida população.
Da reunião com o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, na última terça-feira (3), segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, “por parte do Porto, abriu-se a possibilidade de serem revertidas para o município as receitas advindas de multas ambientais aplicadas. Esse recurso seria usado exclusivamente para ações relativas à limpeza e pavimentação para a cidade de Paranaguá”.
Segundo o superintendente da Appa, a integração com os municípios e a busca por alternativas ajudam tanto o desenvolvimento dos Portos do Paraná quanto das cidades. “Acreditamos que, em conjunto, esse desenvolvimento acontece de maneira mais sólida e perene. O resultado é melhorias para economia, para a cidade e, principalmente, para a vida da população”, afirma Dividino.
Da reunião com o município, além do prefeito, participaram os secretários municipais de Indústria e Comércio, Antônio Saad Gebran Sobrinho, e de Comunicação, Maurício Vitor Leone, e o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Rafael Guttierres Júnior.
REGIÃO – Esta semana, também, a Appa se encontrou com representantes de Antonina, Morretes e Pontal. Esse encontro, realizado no Centro Administrativo do Porto de Paranaguá, foi na última segunda-feira (2).
Segundo o diretor do Porto de Antonina, Luis Carlos de Souza, apenas essa abertura para o diálogo e essa interação com o município já faz toda a diferença. “Nem isso existia, há alguns anos. Nossa preocupação, com essa integração, é dar condições da população também se desenvolver com o desenvolvimento do Porto”, comenta.
Ainda de acordo com o representante da Appa, em Antonina, entre as soluções discutidas no encontro, estão as melhorias no acesso ao município e o vizinho Morretes e outras alternativas para reduzir o impacto do movimento dos caminhões; a reativação da ferrovia, com extensão até a Ponta do Félix; estudos para a Rodovia dos Portos; e a criação de ciclovia ligando a BR 277 até o Porto de Antonina, beneficiando o trabalho e o lazer da população dos dois municípios.
PONTAL – Para o prefeito de Pontal do Paraná, Edgar Rossi, as atividades portuárias – independente se desenvolvida em Antonina, Paranaguá ou Pontal – movimentam a região como um todo. “Tem gente que é de Pontal que trabalha em Paranaguá ou Antonina.
Tem gente de Antonina que trabalha aqui em Pontal. Tem trabalhador de Matinhos que trabalha em Antonina ou Paranaguá ou aqui em Pontal. Então, o futuro do Porto e das cidades é um interesse só. Os municípios têm grande potencial e precisam se desenvolver como um todo, junto com a atividade portuária. Todos ganham com essa aproximação e debate conjunto que está instalado”, conclui o prefeito. AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário