segunda-feira, 9 de junho de 2014

Projeto Tamar apoia atividades para a conservação das tartarugas marinhas no Paraná

Entre os dias 27 de abril e 03 de maio/2014, o Programa REBIMAR desenvolvido pela Associação MarBrasil, em conjunto com o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) do Centro de Estudos do Mar da UFPR, realizou a primeira atividade de captura intencional, marcação, coleta de sangue e soltura de tartarugas marinhas no litoral do Paraná.
Com parcerias técnicas do LEC/UFPR, Projeto Karumbé e Projeto Tamar, o REBIMAR registrou indivíduos juvenis de tartaruga-verde (Chelonia mydas) nas proximidades do município de Pontal do Paraná e da Ilha do Mel.
Quarenta e três animais foram capturados através de uma rede de emalhe modificada (de forma a não machucar as tartarugas), sendo três na Ilha do Mel e 40 na Ilha das Cobras.
O tamanho dos animais variou entre 30 e 51cm de comprimento de casco. Nove dos 43 indivíduos apresentavam fibropapilomas (21% da amostra), doença causada por um vírus e que está relacionada à poluição ambiental.
Na Ilha do mel, o momento mais importante foi a aproximação com a comunidade de pesca local, que entregou à equipe dois indivíduos capturados incidentalmente.
Na Ilha das Cobras, foi observada a intensa utilização da área pelos animais. Todas as atividades relacionadas à manipulação direta dos animais, incluindo a marcação, biometria e coleta de sangue foram coordenadas pela equipe do Tamar.
Pescadores artesanais da Ilha do Mel e que utilizam a área interna da baía de Paranaguá também deram grande apoio na identificação de melhores áreas para as capturas, reforçando o grande conhecimento que têm sobre o nosso litoral.
A integração entre gestores, pescadores e pesquisa faz parte dos objetivos deste projeto que buscará soluções para a redução de impactos sobre as tartarugas marinhas da região.
REBIMAR é o Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha, um conjunto de ações socioambientais patrocinado pela Petrobras que tem como um dos seus objetivos proteger as tartarugas-verdes (Chelonia mydas) do litoral do Paraná.
Fonte: Projeto Tamar / Foto: Vinícius Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário