segunda-feira, 23 de junho de 2014

Porto de Paranaguá recebe exposição do fotógrafo Jesus Santoro

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) abre nesta segunda-feira (23), na sede do Porto de Paranaguá, a exposição “Jesus Santoro – A Revelação de Um Mestre”.
Organizada pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS/PR) a mostra tem curadoria do fotógrafo João Urban.
Entre as obras expostas em Paranaguá, várias são do Porto e da baía de Antonia.
Para o diretor do porto de Antonina, Luis Carlos de Souza, permitir que a população do litoral conheça com mais profundidade do trabalho deste artista é um privilégio.
“O espaço cultural que inauguramos em Paranaguá, para receber exposições, é uma forma de dar amplitude ao trabalho de artistas bastante reconhecidos ou não, permitindo que o povo do litoral possa ter acesso às exposições que passam pela capital do estado”, afirmou.
História – A exposição é a primeira dedicada à arte quase desconhecida de Santoro, que influenciou grandes nomes da fotografia no Paraná, mas cujo trabalho foi pouco difundido em vida.
Sua obra pertence atualmente ao acervo do MIS, totalizando mais de 23 mil negativos fotográficos. A mostra revela ao público uma parte significativa do apuro técnico e da sensibilidade artística do fotógrafo, que morreu em 2003.
Jesus Santoro era mineiro, passou por São Paulo e em meados de 1950 chegou ao Paraná. Autodidata, aprendeu a fotografar observando.
Seus trabalhos destacavam-se pelo enquadramento preciso e a percepção da luz, características inerentes ao artista, que também possuía inúmeras habilidades: projetava estandes para exposições, esculpia, modelava, desenhava e retocava fotografias.
Santoro gostava muito de cinema e fez a direção de fotografia do primeiro filme de Sylvio Back, “As Moradas” (1964).
Em meados de 1970 deixou a sociedade da empresa Prisma Realizações, que comandou junto com Francisco Kava.
Depois de ter vários restaurantes e um pequeno ateliê de artesanato, terminou sua vida ao pé da Serra do Mar, onde fazia suas peças, vendia milho cozido e recebia poucos e fiéis amigos.
Morreu só, mas deixou um grande legado que nunca foi exposto enquanto viveu.
Serviço: mostra “Jesus Santoro – A Revelação de Um Mestre”
Data: de 23 de julho a 01 de agosto de 2014
Local: Hall da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina – Av. Ayrton Senna da Silva, 161 Paranaguá – PR
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas
Entrada gratuita
Fonte: APPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário