quarta-feira, 18 de junho de 2014

Governo entrega aparelhos de respiração a menino de 10 anos

A Secretaria estadual da Saúde entregou terça-feira aparelhos de oxigenoterapia para um morador de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba.
A ação faz parte do programa de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada e Ventilação Não Invasiva, que foi intensificado no Paraná a partir de 2011. Essas são terapias que utilizam equipamentos portáteis de sobrevida para possibilitar ao paciente com dificuldades respiratórias graves fazer o tratamento em casa.
O beneficiado com os aparelhos foi Newton Rafael, um menino de 10 anos de idade, diagnosticado com fibrose cística pulmonar. Ele teve os cilindros de oxigênio substituídos por equipamentos portáteis que lhe garantirão melhor locomoção.
Para a família de Newton, a entrega dos aparelhos também representa um aumento na qualidade de vida de todos, porque a partir de agora ele poderá ir e vir com muito mais conforto e tranquilidade. De acordo com o pai, Nelson dos Santos, antes era preciso encher o carro com os pesados cilindros de oxigênio inclusive em viagens curtas.
“Vai ficar muito mais fácil levar o Newton para qualquer lugar. Para as consultas no hospital, para passear e, sem o cilindro, ele vai realizar um sonho, que é andar de avião”, ressaltou.
O programa permite que o paciente não fique internado em um hospital e volte a realizar atividades do cotidiano mesmo durante o tratamento. Newton, por exemplo, tem as aulas do ensino fundamental em casa. Ele toca sete instrumentos musicais e ainda pinta telas que são vendidas em exposições. Com o equipamento portátil, todas essas e outras atividades ganharão mais praticidade e, consequentemente, ampliarão o bem-estar do garoto.
Segundo o chefe do Departamento de Atenção às Condições Crônicas da Secretaria estadual da Saúde, Juliano Gevaerd, em 2011, cerca de 300 pacientes eram atendidos pelo programa e havia mais de 200 pessoas à espera do tratamento domiciliar. “Conseguimos suprir essa demanda e ampliar o programa, inclusive incorporando novos equipamentos”, afirma.
ATENDIMENTO – Atualmente, 854 pessoas são atendidas em todo o Estado. A maioria necessita de tratamento devido a Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOCs). Para os tratamentos, são disponibilizados pelo programa equipamentos de Ventilação Não Invasiva (BIPAP e CPAP), Concentrados de Oxigênio Domiciliares de até 5l e 10 L/min (litro por minuto) e Concentrados de Oxigênio Portáteis de 3 e 6 L/min, de acordo com a necessidade de cada paciente.
PROCESSO DE SOLICITAÇÃO – Aqueles que precisam dos aparelhos podem solicitá-los às prefeituras nos municípios onde moram. A secretaria municipal de Saúde encaminha o pedido à Regional de Saúde, responsável por avaliar a solicitação e liberar a entrega dos equipamentos. AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário