sexta-feira, 28 de março de 2014

Após demissões em 2013, Techint volta a contratar em Pontal do Paraná

Oswaldo Eustaquio / Gazeta do Povo / Cerca de 430 trabalhadores estão cumprindo expediente no estaleiro da multinacional para atender encomenda da PetrobrasOito meses após a onda de demissões causada pelo cancelamento de contratos com a empresa OSX, de Eike Batista, a Techint voltou a contratar funcionários para o estaleiro em Pontal do Paraná. Desde junho passado não havia tantos trabalhadores no canteiro de obras da multinacional italiana no Litoral do estado. 
Pelo menos 430 pessoas já estão batendo o cartão-ponto na unidade. A retomada ocorreu graças a uma encomenda da Petrobras. Em parceria com a empresa francesa Technip, a Techint vai fazer a plataforma P-76, que prevê a construção de módulos e integrações para um navio FPSO – tipo de plataforma flutuante capaz de extrair, processar e armazenar petróleo. A gerente de Recursos Humanos da Techint, Andressa Vidal, diz que haverá um pico de 2,3 mil trabalhadores em julho de 2015.
A força de trabalho para a construção do navio será prioritariamente de moradores da região, que passarão por capacitação e treinamento para atuar nesse tipo de obra. 
“Já temos gente trabalhando na adequação do canteiro, mas o grande fluxo deve começar em agosto deste ano. A partir daí vamos contratar cerca de 500 trabalhadores por mês e nossa prioridade é mão de obra local”, afirma Andressa.
Ex-funcionários que foram dispensados no ano passado tem prioridade para voltar ao trabalho. Os cursos de capacitação serão feitos por meio de uma parceria da prefeitura com o Senai. 
Investimento
Para o vice-presidente da Associação das Micro e Pequenas Empresas do Litoral do Paraná, Marcelino Akyo Kobata, o maior beneficiado com a retomada da Techint é o pequeno comerciante. “Com 2 mil pessoas trabalhando aqui há um claro aquecimento no mercado da cidade. Há uma injeção monetária e todo mundo sai ganhando. São pousadas cheias, restaurantes atendendo todo o ano. O dinheiro gira na cidade”, diz. 
A prefeitura de Pontal também comemorou o anúncio. Por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que a recontratação de mão de obra pela Techint é sinônimo de aumento da arrecadação do município e esperança de novos projetos sociais, como reforma de escolas e compra de mobiliário para salas de aula – ano passado, a multinacional construiu uma escola para o município

 Crise em petroleira de Eike Batista causou demissões ano passado
No ano passado, a crise nas empresas de Eike Batista afetou a petroleira OSX Brasil, que decidiu interromper a encomenda de uma das duas plataformas para extração do pré-sal que a Techint estava construindo em Pontal do Paraná. As demissões começaram em julho e mais de 2 mil trabalhadores ficaram desempregados. 
No final de 2013, dos mais de 3 mil funcionários que chegaram a Pontal do Paraná para trabalhar na multinacional de engenharia, restavam apenas 150 funcionários no canteiro de obras. A previsão é que boa parte dos profissionais seja readmitida neste ano, para trabalhar na construção da plataforma da Petrobras. .
Os contratos com a OSX, que somavam R$ 1 bilhão, foram os principais responsáveis pelo investimento de R$ 300 milhões que a empresa fez na retomada do seu canteiro de obras no litoral do Paraná, após receber, em 2011, a licença ambiental de instalação para se transformar em uma grande unidade industrial. A Techint está instalada em Pontal há 31 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário