segunda-feira, 31 de março de 2014

Capacitações gratuitas voltadas aos pequenos empresários

Parceria com a Faciap amplia atuação do Bom Negócio Paraná
O Governo do Paraná firmou uma parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) para capacitar gratuitamente mais 12 mil empreendedores dentro do Bom Negócio Paraná, programa da Secretaria estadual da Indústria e Comércio voltado às micro e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços de todo o estado. As aulas serão realizadas a distância, por meio do portal da Federação.
O Bom Negócio oferece cursos de capacitação gerencial, consultorias para micro e pequenos empresários e facilidades no acesso às linhas de créditos baratas do Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná. A orientação é feita pelas universidades estaduais e por entidades parceiras.
De acordo com o secretário em exercício da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, a parceria vai ampliar a atuação do Bom Negócio principalmente nas cidades e regiões onde não ocorrem cursos promovidos pelas universidades estaduais. "É mais um passo importante na criação de oportunidades de negócios que gerem empregos e renda, sobretudo nas cidades de pequeno e médio porte".
Além das aulas gratuitas, o programa permite aos empreendedores o acesso a empréstimos pelo Banco do Empreendedor, com juros entre os mais baixos do país, de 0,51% a 1,07% ao mês. As faixas de financiamento variam de R$ 300 a R$ 300 mil, de acordo com a capacidade de cada empresário. O prazo de pagamento vai de 12 a 60 meses. "Quanto mais capacitado, menores são os juros", reforça Monteschio.
FACIAP - Os cursos gerenciais serão oferecidos a distância pelo portal www.capacitando.net/faciap, plataforma de educação a distância da Faciap.
De acordo com o superintendente da Federação, Edson Araújo Filho, as capacitações serão gratuitas e voltadas aos pequenos empresários. “Vamos atender 12 mil empresas gratuitamente, ofertando cursos voltados às áreas de gestão, finanças empresariais, técnicas de negociação, dentre outras”, informa.
Os cursos possuem em média de 60 a 80 horas e são voltados exclusivamente para empresários. Para participar, o interessado deve utilizar um card, que será oferecido pela Associação Comercial local, que contém um código. Ao acessar o portal e clicar na opção de inscrição, basta inserir o código para garantir a gratuidade do treinamento.
UNIVERSIDADES - As universidades estaduais continuam realizando as capacitações com turmas presenciais e também vão ofertar os cursos na modalidade a distância (EaD). A primeira turma será composta por 80 alunos de diferentes localidades do estado.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, a ampliação do atendimento do Bom Negócio atingirá empreendedores dos municípios mais distantes do Estado. "São empresários que têm dificuldades em comparecer aos cursos presenciais".AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário