terça-feira, 29 de abril de 2014

Appa monitora a qualidade do ar no entorno da área portuária e na cidade de Paranaguá

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) está realizando o monitoramento da qualidade do ar em Paranaguá.
A ação acontece dentro do Programa de Gerenciamento das Emissões Atmosféricas realizado pela autarquia através do Plano de Controle Ambiental.
Foram instalados equipamentos para o monitoramento em 12 pontos no entorno da área portuária.
Estes dispositivos permanecem no local por 24 horas e a ação é repetida mensalmente.
Esta já é a segunda medição realizada. Com isso, a Appa pretende conhecer, controlar e orientar procedimentos para reduzir as fontes de geração de emissões atmosféricas, de forma a atender os padrões e limites legais.
Após as medições, os resultados serão avaliados e, quando as medições ultrapassarem o limite estipulado pela legislação vigente, serão apresentadas propostas de medidas de controle para atender as exigências legais,.
Além da medição nas fontes fixas, a Appa realiza a medição na frota de veículos própria e terceirizada, através da avaliação da "fumaça preta" emitida pelo escapamento dos veículos.
Esta medição é realizada através do método da Escala Ringelmann, que estipula a densidade de fumaça mediante a tonalidade em escala de cinza.
Resultados – Nas medições realizadas na frota terceirizada de caminhões, que acessam o pátio de triagem e a faixa portuária, foi constatado um índice de inconformidade em aproximadamente de 4% dos veículos amostrados, de um total de 400 (quatrocentos) veículos medidos.
Com base nestes resultados, a Appa deve apresentar ao Operador Portuário, responsável pelo veículo irregular, um relatório das emissões conferidas e este deve providenciar a adequação do veículo, visando eliminar a desconformidade existente.
A qualidade do ar na região portuária pode ser alterada principalmente por dois fatores: intenso tráfego de veículos ou emissões por fontes difusas – principalmente material particulado gerado pela movimentação de granéis sólidos, quando não são utilizados equipamentos regulados e adequados para evitar a dispersão.
“O Porto de Paranaguá nunca realizou estes monitoramentos. Agora, com o Plano de Controle Ambiental, nosso objetivo é atuar em diversas frentes e garantir um meio ambiente mais saudável para quem vive e trabalha em Paranaguá”, disse o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho.
Fonte: APPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário