segunda-feira, 12 de maio de 2014

Avenida que interliga o Pátio de Triagem ao Porto será revitalizada em Paranaguá

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, finalizou o projeto de recuperação do pavimento de concreto, readequação do sistema de drenagem e ciclovia da Avenida Bento Rocha, que interliga o Pátio de Triagem ao Porto de Paranaguá. Orçado em cerca de R$ 15 milhões, o projeto já está pronto para ser licitado. No entanto, espera liberação de recursos do governo federal, que virão do Proinvest e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para ser iniciado.
Paralelamente, a Concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR 277 até Paranaguá, iniciou dia (09) a recuperação da ponte da Avenida Bento Rocha, sobre o rio Emboguaçu. Com isso, todo o trecho urbano da rodovia será recuperado, melhorando o tráfego de caminhões e facilitando a vida dos moradores da região.
De acordo com Glauco Lobo, engenheiro do DER responsável pelo projeto, a obra está pronta para ser licitada. “Aguardamos agora a liberação dos recursos que virão do Proinvest. A obra abrange a recuperação de toda pavimentação em concreto da avenida, a readequação do sistema de drenagem, que hoje é insuficiente, e a recuperação da ciclovia, atendendo uma solicitação dos vereadores de Paranaguá”, explicou.
Uma vez licitada, a obra tem prazo de três meses para ser concluída. Para o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino, trata-se de uma obra fundamental para o Porto, uma vez que a Avenida Bento Rocha é uma das mais importantes artérias do sistema viário portuário.
“Esta avenida traz todo o fluxo de caminhões do pátio para os terminais de embarque no porto. Ao mesmo tempo, trata-se de uma via urbana que tem que conviver com o tráfego pesado e os pedestres”, disse. “O DER fez a parte dele, realizando não só o projeto da recuperação de toda a via, mas também da parte de drenagem. Agora, teremos uma via urbanizada completa. Acreditamos que haverá bom senso do governo federal em liberar estes recursos com agilidade, uma vez que esta obra é fundamental para a população do Paraná”, disse.
REVITALIZAÇÃO - A obra abrangerá o trecho desde o final da ponte do rio Emboguaçu até a avenida portuária.
O serviço principal será a recuperação das placas de concreto através de demolição, remoção de pavimento e substituição das placas, desta vez com placas armadas. Quarenta por cento delas devem ser completamente removidas e reconstruídas. A obra de recuperação da Bento Rocha já possui licença ambiental e autorização do Instituto das Águas para ser realizada.
PONTE - A obra de recuperação da ponte sobre o Rio Emboguaçu será feita pela Ecovia e deve durar 15 dias. Além da recuperação da estrutura da ponte, serão substituídas placas de concreto até 80 metros após a edificação, sentido Paranaguá. O trânsito será reduzido, em meia pista, durante o período, funcionando em sistema de "pare e siga", sinalizado por agentes da Ecovia.
Para evitar a formação de bolsões de espera, o Pátio de Triagem do Porto está orientando os terminais que solicitem caminhões para descarga de cinco em cinco, com intervalo de 30 minutos entre cada grupo. Desta maneira, o trânsito não ficará tão complicado no trecho nem a produtividade do Corredor de Exportação será afetada.

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