sexta-feira, 2 de maio de 2014

Servidores da Saúde avançam na luta pelas 30 horas

Desde 1993, a Organização Mundial da Saúde defende que a jornada máxima para os trabalhadores da Saúde é de 30 horas. No entanto, no Estado do Paraná e na maioria dos municípios paranaenses, a recomendação segue desrespeitada pelo poder público.
Em Curitiba, boa parte dos profissionais já havia obtido direito de trabalhar 30 horas semanais em 2011. Um segundo grupo, que envolve profissionais da nutrição, psicologia, biologia entre outros, está prestes a conquistar a redução da jornada. Uma iniciativa da prefeitura propõe que os profissionais, cujas jornadas são regulamentadas por lei federal, cumpram a joranda determinada.
Ainda assim, a iniciativa da prefeitura deixa de fora um número enorme de trabalhadores. O Projeto não inclui os profissionais contratados via Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde - Feaes. Isso significa que a maioria dos profissionais que entrou depois de 2010 vai seguir cumprindo jornada de 40 horas por semana.
Ocasião - Essa discussão bem que poderia inspirar o governador Beto Richa a colocar um fim na questão do Decreto 4.345 e conceder o direito às 30 horas aos servidores da saúde. Oportunidade melhor que essa, com um novo Plano de Carreira prestes a ser encaminhado para assembleia, ele não terá. Aliás, falamos de uma oportunidade única para fazer o que outros governadores do Paraná jamais ousaram fazer.
Sindsaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário