quarta-feira, 21 de maio de 2014

Prevenção à dengue

Paranaguá está recebendo nesta semana 350 armadilhas para mosquitos.
A medida tem o objetivo de identificar o Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A ação ocorre graças a uma parceria entre as secretarias Municipal e de Estado da Saúde.
Todos os bairros da cidade serão beneficiados, incluindo Alexandra e colônia Maria Luíza.
Ao todo, 9 técnicos estão percorrendo os bairros para instalar as armadilhas, que serão retiradas uma semana depois.
 Os recipientes contam com uma paleta onde a fêmea do mosquito deposita o ovo.
A atração do inseto se dá pela água fenada (uma mistura de água e feno que fermenta por 10 dias).
A análise dos ovos do mosquito será feita num laboratório de Jacarezinho, no interior do Paraná, após terem eclodido e se tornado larvas. A prioridade para colocação das armadilhas é para locais mais arborizados e escuros, além de estacionamentos e borracharias. Haverá também trabalho de convencimento dos moradores, para que tomem cuidado com cachorros e crianças.
“Essa pesquisa é para termos noção da incidência de mosquitos na cidade. Em abril e em maio não tivemos registro de foco positivo na cidade”, explica Isabelle Antoniacomi, responsável pelo Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde. Agentes de endemias entrarão em ação se houver confirmação da presença do Aedes Aegypti, para conscientizar a população e minimizar o problema.
COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO
A população também pode contribuir para afastar o mosquito transmissor da dengue da cidade. “É importante não deixar água acumulada em pneus, vasos de plantas e em outros objetos e locais, porque isso propicia que o mosquito deposite seus ovos. Temos que ficar sempre vigilantes com relação a isso”, alerta Isabelle.
Fotos: Marcio Tibilletti
Jornalista: Osvaldo Capetta

Nenhum comentário:

Postar um comentário