sexta-feira, 16 de maio de 2014

Veja lista das rotas e bairros dos mutirões de remoção de entulho em Paranaguá

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), iniciou um mutirão de limpeza especial para remoção de entulho – restos de madeira, poda de árvores, materiais de construção, móveis e eletrodomésticos – deixados em terrenos baldios ou em frente às residências da cidade. A determinação partiu do prefeito Edison Kersten, que salientou “que a população tem de ser bem atendida, quer e merece uma cidade limpa e organizada. A Prefeitura vai engajar todos os esforços que forem possíveis no sentido de promover essa melhora na questão visual e de saúde pública que o lixo e entulhos representam para Paranaguá”.
Paranaguá foi dividida em 14 regiões, mais a área central. As equipes atuarão durante o ano todo, uma região após a outra (veja lista das regiões abaixo). Segundo explica o secretário da pasta, Antônio Ricardo dos Santos, a iniciativa tem o objetivo de causar um grande choque no tratamento de resíduos no município. “É a intenção do prefeito Edison Kersten de manter a cidade limpa e vamos trabalhar arduamente para isso. Moradores e turistas não podem encontrar a cidade do jeito que está, cheia de entulhos nas calçadas”, salientou. Ele ainda pediu a colaboração dos moradores.
“Peço que efetuem denúncias no 153, informando diretamente a Guarda Municipal e a Guarda Ambiental sobre vizinhos que despejem lixo e entulho em lugares inadequados”, disse.
A limpeza fez a diferença na frente da casa de Ivonete Pinheiro dos Santos, moradora da Rua México, do Jardim América. “A ação é ótima. Acredito que agora a cidade vai ficar limpa”, salientou, ressaltando que ela mesma ainda tem de retirar o restante de material de construção usado numa obra recente em sua residência.
Fiscalização
Moradores que deixam material de construção, ainda que em bom estado e pronto para uso, em sobre as calçadas, também estão sendo notificados. Para isso, a Guarda Ambiental, uma divisão da Guarda Civil Municipal, está acompanhando os trabalhos. Após a notificação, o morador tem 48h para providenciar a retirada do material, que deve ser colocado dentro do quintal, nos limites do terreno, nunca no passeio ou leito da rua.
Após esse período, segundo explica o secretário Ricardo, a Prefeitura vai recolher o material e o morador perde o que não retirou. A medida cumpre uma determinação legal e é uma das ações desenvolvidas a fim de, aos poucos ir resolvendo a questão de lixo e detritos.
Lei
A questão de entulho já está definida em lei no município de Paranaguá. Trata-se da Lei Complementar nº 68/2007, que pode ser consultada no sítio do município. Em seu artigo 33, inciso V, a lei diz que é ilícito “deixar de remover os restos de entulhos resultantes de construção e reconstrução, bem como de podas de jardins e cortes de árvores”. O artigo 40 também deixa claro que “é proibido ainda lançar nos logradouros, nos terrenos sem edificações ou nas várzeas, valas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer origem, entulhos, cadáveres de animais, fragmentos pontiagudos ou qualquer material que possa causar incômodo à população ou prejudicar a estética da cidade, bem como queimar, dentro do perímetro urbano, qualquer substância nociva à população e ao meio ambiente”.
E, no artigo 88, ainda fica estabelecida a responsabilidade do morador de transportar o entulho até local adequado e autorizado pela municipalidade.
Vale ressaltar que o Município tem feito o possível, após algum tempo de coleta irregular e problemas diversos, e, dentro de suas possibilidades envida esforços de modo a dar solução ao problema, especialmente no que tange às suas ações.
Rotas
Para facilitar os trabalhos, o município foi dividido em 14 regiões mais a área central (que recebe limpeza diária durante a noite). Na manhã desta segunda-feira (13), as equipes passaram pela Rota 01. Os dias e bairros que as equipes realizarão o mutirão serão divulgados pelo site da Prefeitura em www.paranagua.pr.gov.br.
Veja lista das rotas e bairros dos mutirões de remoção de entulho:
Região 01 (Rota 01): Ponta do Caju, Estradinha, Vila Itiberê, São Vicente, Asa Branca, Santus Dumont, Guaraituba, Jardim América.
Região 02 (Rota 02): Parque São João, Samambaia, Casa da Família, Parque Agari.
Região 03 (Rota 03): Parque São João, Paraíso, Labra e Divineia.
Região 04 (Rota 04): CAIC, Nilson Neves, Bertioga, Cominese e Jardim Paranaguá.
Região 05 (Rota 05): Jacarandá, Ouro Fino e Porto Seguro.
Região 06 (Rota 06): Jardim Esperança, Vale do Sol, Vila Garcia e Jardim Paraná.
Região 07 (Rota 07): Costeira, Rocio e Vila Alboit.
Região 08 (Rota 08): Palmital, Raia, Bockmann, Alvorada, Eldorado, Vila Horizonte, Aviação.
Região 09 (Rota 09): Serraria, Cruzeiro, Santa Rosa, Vila Paranaguá.
Região 10 (Rota 10): Porto dos Padres, Araçá, Vila Paranaguá.
Região 11 (Rota 11): Portuária, Beira-Rio e Vila Guarani.
Região 12 (Rota 12): Morro da Cocada, Emboguaçu, Primavera, Vila do Povo, São Carlos, São Jorge.
Região 13 (Rota 13): Santa Helena, Figueira, Jardim Iguaçu, Vila Marinho.
Região 14 (Rota 14): Bento Munhoz da Rocha Neto – Elisio Pereira.
Região 15 (Rota 15): Centro, Alto São Sebastião e Leblon (região recebe limpeza diária, sempre noturna).
Foto: Marcio Tibilletti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário